Sesau promove Oficina de Análise da Situação da Saúde

“Nos dias 10 e 11 de agosto, foi realizada a Oficina de Análise de Situação de Saúde para Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis cujo público alvo foi composto pelas equipes técnicas da Gerência de Vigilância e Controle de Doenças Não Transmissíveis da SESAU, Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis dos municípios de Maceió e Arapiraca, além da Assessoria de Sistema de Informação da SESAU.

A Oficina foi organizada pela Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Panamericana de Saúde e teve como conteúdo a estatística descritiva, a análise de dados utilizando o Sistema de Informações sobre Mortalidade, Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde e também os dados das grandes pesquisas nacionais, como a Pesquisa Nacional de Saúde, Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares e do Vigitel.

Essas pesquisas possuem resultados das prevalências dos principais fatores de risco para o adoecimento por cânceres, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas. O encontro, que contou com momentos teóricos e práticos, foi concluído com uma aula intitulada Visualização de dados: utilização de gráficos e tabelas para comunicação em saúde.

Com a realização da oficina, espera-se fortalecer a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis, a partir do uso da informação para o planejamento de ações, visando identificar prioridades para melhorar a qualidade de vida da população alagoana”.

Ascom – 11/08/2017