Pais de Marielle recusarão convite da Mangueira, caso escola chame para o Desfile das Campeãs

Mesmo que a Mangueira convide os pais da vereadora Marielle Franco (PSOL) para participarem do Desfile das Campeãs de 2019, no próximo sábado, a resposta será uma só: não. Magoados por não terem sido lembrados pela escola no desfile de segunda-feira, Antônio Francisco Silva Neto e Marinete Silva entendem que a homenagem à filha já aconteceu, por isso não há motivo para participarem do desfile no próximo sábado.

— Me emocionei muito com o desfile da Vila Isabel, mas acredito que a emoção seria maior na Mangueira, porque as pessoas cantaram o nome da minha filha. Não teria nenhum problema desfilar nas duas, pelo contrário. A Mangueira é uma escola querida no Rio, no Brasil inteiro. Mas como não fomos convidados pelos dirigentes e compositores da Mangueira, nos contentamos em assisti-la pela TV — comentou Neto, segundo o Extra.

Ao ser perguntado sobre o motivo de não terem sido convidados, o pai de Marielle devolve a pergunta:

— As pessoas têm me perguntado isso a todo o momento. Como a escola que tem o samba-enredo sobre Marielle não convida a mãe, a filha e a irmã, parentes consanguíneos dela? Eu respondo: ‘perguntem ao pessoal da Mangueira’.

Ao GLOBO, o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, explicou que, como a Vila Isabel chamou primeiro a família da vereadora para o seu desfile, ele entendeu que a verde-e- rosa não deveria fazer um novo convite, já que a convocação poderia gerar desconforto entre as agremiações. No entanto, causou entranheza aos pais, o fato de ver a viúva de Marielle, Mônica Benício; o deputado federal Marcello Freixo e o vereador Tarcísio Motta, ambos do PSOL, no desfile da Mangueira.

— Achei muito criativo pôr uma menina abrindo um livro que se transformava numa faixa com a palavra “presente”. A imagem realmente remete à Marielle criança, ainda mais sendo uma menina da comunidade. Ela tinha ainda os traços da Marielle. O desfile e o enredo da Mangueira foram emocionantes. Mas, não entendo deixar de fora a Luyara, filha da Marielle. Ela é ritimista. Poderia fazer uma belíssima homenagem à mãe — comentou Neto.

07/03/2019