Detran/AL promove aulão preparatório para candidatos a 1ª CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da chefia de Educação para o Trânsito, promoveu um ‘aulão’ preparatório na manhã desta sexta-feira (11), para usuários que irão retirar a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O evento aconteceu na sede da autarquia e contou com a presença da psicóloga Tereza Olegário.

Com o principal intuito de fortalecer o processo de formação dos condutores, o ‘aulão’ busca enfatizar itens importantes para o candidato que irá realizar o exame prático de direção. O diretor-presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia, em sua fala de abertura, ressaltou a responsabilidade que todos devem ter no trânsito.

“Na formação de condutores é fundamental que o processo educativo seja fortalecido, pois vai além dos conhecimentos técnicos, chegando aos aspectos comportamentais e sociais para que os condutores sejam instrumentos de um trânsito mais seguro”, concluiu Antônio Gouveia.

A chefe de Educação para o Trânsito do Detran/AL, Ana Buarque, em sua palestra deu dicas essenciais para os candidatos que irão realizar a prova prática, como verificar os bancos ao entrar no veículo, ajustar os espelhos retrovisores, não esquecer o cinto de segurança, ter cuidados com os sentidos de direção entre outras.

A condutora Letícia Marques, aprovada recentemente no exame prático na primeira tentativa, foi uma das candidatas que recebeu as dicas da servidora Ana Buarque e relatou que no momento do exame foi só colocar em prática tudo que havia aprendido.

“Passei de primeira. As dicas foram fundamentais para a minha aprovação, junto com tudo que eu tinha aprendido no Centro de Formação. No momento procurei manter a calma, o que foi extremamente importante. É só confiar que aprendeu tudo e fazer uma prova bem tranqüila que dá tudo certo”, explicou Letícia.

 A aula preparatória contou também com um momento de relaxamento com a psicóloga Tereza Olegário, que abordou temas ligados à ansiedade, estresse, medo e outros fatores psicológicos provocados pelas situações que exigem paciência e sabedoria para enfrentar o trânsito.

Ao final da aula de legislação, cinco perguntas foram feitas e os participantes que acertaram serão contemplados para conhecer o SAC Petrópolis, e ter uma visão geral do exame prático de direção. Eles serão acompanhados pelo presidente da banca examinadora e a equipe de Educação para o Trânsito do Detran/AL.

Ascom – 11/08/2017